PORTO VELHO – Pela segunda vez, estudantes do 1º ao 5º da Escola Municipal Miguel Ferreira da Silva, no Bairro Eletronorte, em Porto Velho participam do projeto Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A iniciativa busca estimular o espírito empreendedor nos alunos e ocorre através de uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O JEPP atua em cinco temas, sendo O Mundo das Ervas Aromáticas; Temperos Naturais; Oficina de Brinquedos Ecológicos; Locadora de Produtos; e Sabores de Cores. “No começo do ano nós recebemos os livros, colocamos na grade curricular da escola. Em 10 de agosto começamos e, hoje, é a culminância com o que eles [alunos] produziram. Isso é muito bom, pois envolve as disciplinas de Língua Portuguesa a Ciências. A aula fica diferente e nós fazemos com muito orgulho”, relatou a diretora Rosário de Fátima Rodrigues Pereira.

A Escola Municipal Miguel Ferreira da Silva possui quase 300 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em 14 turmas. “Eles gostam, adoram e ficam empolgados nas barracas que estão vendendo”, garantiu Rosário de Fátima.

Metodologia

A metodologia do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos está estruturada em nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental. A estrutura proporciona à escola e aos professores a liberdade de fazer adequações do tema, conforme a realidade vivida pelo alunos.

De acordo com o Sebrae, a educação deve atuar como ferramenta transformadora, quebrando paradigmas e desenvolvendo as habilidades de cada aluno.