PORTO VELHO – A prevenção e o tratamento precoce do câncer de mama e do colo de útero foram o foco da atividade alusiva ao Outubro Rosa realizada no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), nesta quarta-feira, 17. A ação foi promovida pela Secretaria de Saúde de Porto Velho (Semusa), via Departamento de Média e Alta Complexidade.

Depois da palestra com o médico ginecologista Gustavo Brito, as mulheres fizeram coleta de preventivo e avaliação para mamografia. Cerca duzentas mulheres foram atendidas pela equipe multidisciplinar com orientações e agendamento para o exame de mamografia no Centro de Especialidades Médicas.

“O CRSM é um complexo que oferece as mulheres acompanhamento e tratamento para mulheres com lesões de baixo e alto grau do colo do útero”, explicou o secretário adjunto da pasta da Saúde, Marcus Vinícius de Oliveira.

Neste local também é realizada a colposcopia (avaliação detalhada do colo do útero), biópsia e atendimento com mastologista. Esse atendimento ocorre após a paciente ser atendida na atenção básica à mulher e necessitar de uma avaliação mais específica com especialista em alterações da mama.

Além de acompanhamento de pré-natal de alto risco e planejamento familiar, é realizado também nesse espaço a inserção do DIU, que pode ser feito através de agendamento na unidade básica de saúde. É disponibilizado ainda os procedimentos de laqueadura e vasectomia – agendados diretamente no centro de referência.