RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 11:51



RO, Sexta-feira, 26 de abril de 2024, às 11:51


Baixa no ‘Primeiro Escalão Fúria’ em Cacoal. Secretário de Saúde sai e Tiagão da Emdur assume, ocupando mais espaço

CACOAL – Efetivada a primeira baixa na novíssima administração do ´prefeito Adailton Fúria, em Cacoal. O secretário municipal de Saúde, José Pereira, apresentou seu pedido de renúncia nesta segunda-feira, 12. Não há muitas informações a respeito do que levou o secretário a deixar o cargo.

Por um erro de checagem deste expressaorondonia, informamos na primeira edição desta matéria que seria a segunda baixa e que a primeira foi a saída do secretário de Agricultura, por determinação da Justiça, já que ele ostenta o carimbo de ficha suja.

Na verdade, o município recorreu da decisão judicial e o secretário permanece no cargo. Pedimos desculpas aos nossos leitores, ao tempo em que fazemos a correção.

- Advertisement -



Duas pistas, no entanto, deixam entrever a motivação do agora ex-secretário: comentários nas redes sociais, sugerem que ele estaria descontente com o staff governamental (leia-se indicações políticas para cargos de terceiro escalão, como diretores, chefes departamentos) o que não lhe permitia colocar em prática o que achava que precisaria ser feito para que a saúde pública municipal pudesse funcionar adequadamente.

A outra, é que Pereira é do Patriota, partido intimamente ligado ao governador Marcos Rocha, com quem o prefeito vem se estranhando nos últimos dias.

Alguns acreditam que talvez esse seja, na verdade, o motivo.

Com currículo de gestor competente, desses que enfrentam e resolvem o problema, o atual presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Thiago Tezzari deverá assumir como secretário de Saúde – por enquanto, interinamente, mas, com grande potencial de ser efetivado o cargo.

Tezzari fez uma gestão exitosa na Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho e foi indicado pelo deputado federal Expedito Netto (PSD) para contribuir com a administração municipal de Cacoal.

O prefeito Adailton Fúria garante, como é de praxe nesses casos, que a troca na secretaria de Saúde foi consensual. ”O Pereira deixou a secretaria por motivos pessoais e eu entendi e acatou o pedido”.

Não está claro se haverá substituição na autarquia, mas o mais provável é que, se for por poucos dias, o titular do Saae poderia conciliar os dois cargos.

Além de ter sido o secretário municipal de saúde na gestão Fúria, José Pereira já ocupou o cargo de presidente do Saae por cinco anos e durante o seu mandato a autarquia foi muito bem avaliada, não apenas pelos servidores, mas também pela população.

Ele sempre foi lembrado como um excelente gestor e chegou a ser cotado para assumir aquela autarquia na atual gestão, mas acabou sendo designado para compor o quadro da saúde.

Fonte: Do correspondente em Cacoal

matéria atualizada às 18h01






Outros destaques


+ NOTÍCIAS