Para o público, o secretário publicou nas redes sociais as justificativas para sua saída, mas a pressão sobre ele já vinha há tempos

PORTO VELHO – O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado, Pedro Pimentel pediu demissão nesta sexta-feira. E é em caráter irreversível. A justificativa pública para o pedido de demissão é o estado de saúde do secretário, mas, nos bastidores, as informações são de que Pimentel não aceitou as interferências política da Casa Civil na gestão do orçamento do estado e preferiu sair.

Pedro Pimentel é um secretário técnico e, no início do atual Governo, chegou a ser nomeado chefe da Casa Civil, mas passou pouco tempo no cargo e retornou à titularidade da Sepog.

Se forem verdadeiras as informações que circulam nos bastidores, o tão decantado equilíbrio fiscal do estado pode estar em risco.

O expressaorondonia tentou contato com o secretário neste sábado, mas ele não atendeu ao telefone.

De acordo com fontes do expressaorondonia, o novo titular da Sepog deverá ser definido nos próximos dias e será indicado pelo deputado Jair Montes (Avante), líder do Governo na Assembleia Legislativa.

Logo após esta publicação, o deputado Jair Montes fez contato com a redação do site e disse que a matéria não condiz coma verdade. O editor do site pediu, então, ao deputado para dar a versão verdadeira dos fatos e ele disse apenas que “são mudanças naturais de um governo. Teremos outras mudanças”, disse.

Eis a íntegra da carta de adeus que Pedro Pimentel divulgou nas redes sociais:

“Bom dia meus amigos e amigas, colegas de trabalho. Comunico que estou deixando a SEPOG hoje sexta-feira, dia 16/10/20. Creio que meu Decreto de exoneração já deve ser publicado ainda hoje. Eu fiz o pedido ao Governador. Infelizmente não deu para permanecer, ainda que eu ame esta Secretaria, ame todos vcs que se doam diariamente.  Porém eu venho há muito tempo sofrendo com minhas dores de cabeça diárias que só aumentam. Quase todos os dias estou no hospital, as pessoas mais próximas sabem disso. Tenho tentado me manter firme para não decepcionar vcs que confiam e acreditam no meu trabalho. Tenho me estressado com facilidade devido as dores. Qualidade de vida cada vez mais limitada. Apesar de mesmo ruim arriscar uns passeio de moto . Coisa de doido mesmo, mas que me faz bem. Quem anda comigo sabe que a 200 km por hora eu fico feliz rs rs rs.  O que posso dizer a vcs meus amados colegas que saio da Sepog depois de 10 anos,  7 como adjunto e quase 3 como titular , de cabeça erguida e pela porta da frente. Estou saindo a pedido, e após muita insistência para sair. Creio que para alguns de fora da Sepog será um alívio e quero acreditar que para a maioria da Sepog não será. Todos sabem que por traz desse homem Durão com cara de mau, tem um ser humano  de um coração enorme e justo . Vcs fazem parte da minha familia, todos vcs , afinal a maior parte do tempo estamos juntos à  exceção esse período de pandemia.   Pois,   construímos  juntos uma bela equipe, sem precisar nominar. Todos são extremamente importantes cada qual na sua área. Vai ser dificil por demais deixar vcs, sim, porque são vcs que importam para mim e não o cargo. Na verdade nunca fiz questão de ser o titular, Mas Deus me colocou ali para cumprir uma missão, eu acho que cumpri uma boa parte. Peço Desculpas se fui rude, duro, mal educado, grosso com alguns de vcs. Na verdade nunca quis ferir ninguém , meu objetivo sempre foi despertar  aqueles mais acomodados  para se encaixar  no serviço proposto. Levo um grande aprendizado, levo amor no coração. Aqui termina mais um ciclo. Tudo na vida tem começo, meio e fim. Nada é pra sempre. Nada mesmo. Espero sinceramente que o escolhido para tocar essa importante pasta seja sábio o suficiente para não mexer em nenhum de vocês, pois a SEPOG é uma secretaria técnica que não aceita experimentos.  Ou a pessoa é tecnica e conhece a fundo o serviço ou então não serve. Gratidão Gratidão e Gratidão a todos. Deus abençoe vcs. Estarei sempre a disposição. Ao que tudo indica ainda permanecerei na equipe de governo com uma Assessoria , algo mais consultivo, opinativo , ainda não sei ao certo . Assim que eu devolver os equipamentos de governo informarei meu novo celular”.