Dom Roque suspende todas atividades presenciais na área de abrangência da Arquidiocese de Porto Velho

PORTO VELHO –  partir deste domingo, 17, e até dia 27, estão suspensas todas atividades presenciais nas paróquias sob responsabilidade da arquidioceses de Porto Velho, que abrange além do próprio município também os da microrregião de Ariquemes, confo9rme orientação assinada pelo arcebispo dom Roque Paloshi.

A suspensão das atividades presenciais foi determinada em razão dom novo decreto do governo estadual, devido à situação caótica que se encontra a região em decorrência do novo ciclo do covid, ressaltando dom Roque a possibilidade do período que inicia neste domingo se prolongar, dependendo de ser prolongado o atual decreto estadual.

A NOTA

A  nota da Cúria Arquidiocesana, assinada pelo arcebispo dom Roque Paloshi, pelo Pe. Filip Jacques Cromheecke, Vigário Geral e pelo Pe. Marcelo Moschini Daudt, Chanceler, é a seguinte:

NOTA DA CÚRIA

Porto Velho, 16 de janeiro de 2021

Fazemos saber que, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e o decreto do governo do Estado de Rondônia, nº 25.728 de 15 de janeiro de 2021, que estabelece o retorno à Fase 1 nos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Cacaulândia, Monte Negro, Rio Crespo e Vale do Anari, e à Fase 2 em Candeias do Jamari e Buritis, em atenção ao cuidado da vida e na responsabilidade de conduzir o rebanho a nós confiado, seguindo o que fora decretado em 21 de março do ano passado (prot. nº 11/2020, em anexo), orientamos:

  1. As celebrações e reuniões presenciais ficam suspensas a partir de 17 de janeiro;
  2. Os párocos providenciem, à medida em que a tecnologia presente o permitir, a transmissão das celebrações online, com o número máximo de cinco pessoas, contando o padre, equipe de celebração e técnico(a);
  3. A Cúria e as Secretarias das Paróquias e Áreas Missionárias funcionem somente para os serviços internos, devendo ser priorizado o sistema de home office.
  4. Por não haver atendimento externo, pedimos às Paróquias e Áreas Missionárias que disponibilizem publicamente um número de telefone, preferencialmente com WhatsApp, ou e-mail para atender seus paroquianos (as). A Igreja, que é mãe, faz questão de ficar perto de seus filhos e filhas nesta ocasião.
  5. As celebrações com a participação dos fiéis e reuniões presenciais (com as restrições já conhecidas) poderão voltar a acontecer no dia 27 de janeiro se as medidas não forem prorrogadas.

As restrições previstas se aplicam somente às cidades acima mencionadas, que se encontram no Anexo I do Decreto Estadual (que concerne às fases 1 e 2). Outrossim, insistimos na necessidade de continuarmos com os cuidados em relação à pandemia: distanciamento, higienização, uso de máscaras, entre outros. Lembramos que não nos podemos furtar do zelo pela vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis.

Que o bom Deus abençoe a todos e a todas!

† Dom Roque Paloschi

Arcebispo Metropolitano de Porto Velho

Pe. Filip Jacques Cromheecke

Vigário Geral

Pe. Marcelo Moschini Daudt

Chanceler

Print Friendly, PDF & Email