Gabriele, Rafael e a professora Luciana, na sede da Embaixada Americana em Brasília

PORTO VELHO – Os estudantes Rafael Bastos e Gabriele Maciel Sodré embarcaram quinta-feira (23) para Denver (Colorado, EUA), em viagem de intercâmbio entre a Escola Memorina Rosa Campos, do Sesi-Senai de Cacoal e a organização não-governamental US-Brazil Connect. Selecionados pelo Programa Conexão Mundo, eles viajaram acompanhados pela professora Luciane de Lima.

O US-Brazil Connect é um programa de bolsa de estudos que tem criado habilidades-chave em ambos os países, aprofundando o entendimento democrático entre eles, diz o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé.

Segundo ele, o programa também demonstra “a maneira como a colaboração público-privada pode fornecer uma verdadeira liderança para a educação, diplomacia civil e oportunidades econômicas”.

“É uma experiência única participar desse programa”, diz Gabriele, que sonha fazer medicina. Ela participou do Conexão Mundo e na semana passada visitou a Casa da Indústria [sede da Fiero no Bairro Arigolândia, em Porto Velho].

Gabriele conheceu o programa por meio do Programa Educação Profissional (Ebep) e, ao saber que fora selecionada fez um retrospecto de tudo o que havia aprendido e quanto foi gratificante ter seu esforço reconhecido.

Sua mensagem aos futuros participantes do intercâmbio: “Sejam persistentes, pois as conquistas não ocorrem facilmente. É fundamental batalhar, se empenhar, resistir às dificuldades e superar os obstáculos. Quando chegamos à reta final é muito bom sentir o sabor da vitória”, exultou.

O aluno Rafael Bastos, que pretende se formar engenheiro, resumiu assim a experiência: “Foi incrível, embora complicado no começo”. Com o decorrer das atividades, ele constatou que somente participando se pode realmente saber o que é o Conexão Mundo e sua importância. “Quero aprender e aproveitar todos os aspectos da viagem”, disse.

Welcome (bem-vindo): estudantes brasileiros no intercâmbio em Denver /Foto US-Brazil Connect

Desde 2014, Luciane Lima não esconde a alegria e a surpresa de ter sido convidada para viajar com os alunos. “Sei da responsabilidade de trazer essa experiência para Cacoal”. Para ela, o programa é um “divisor de águas” na vida daqueles que viajam e também para os demais participantes. “Eles aprendem valores fundamentais, se integram e até se dedicam mais a escola”.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé, reitera a importância do Conexão Mundo quanto ao conhecimento do inglês: “Isso é valorizado no mundo do trabalho”.

Unânimes, o superintendente do Sesi-RO e diretor Regional do Senai-RO, Valério Duarte, e a coordenadora de Educação do Departamento Regional Sesi e Senai-RO, Patrícia Ribeiro, avaliam que esses futuros profissionais podem se beneficiar de tal conhecimento para se qualificar e aplicar à indústria local. “E ela está cada vez mais integrada ao mercado transnacional, globalizado”, assinala Duarte.

Para a pedagoga Wilmen França, a viagem desses alunos “é o reconhecimento e fruto da dedicação e esforço de cada um”. “E o importante é que estão adquirindo experiência para a vida profissional e equilíbrio para a vida pessoal”, disse.