RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 18:29



RO, Quinta-feira, 25 de abril de 2024, às 18:29


Ainda internado com covid, Professor Matias tem livro novo a ser lançado: “O Tratado de Petrópolis”

PORTO VELHO – Depois de 43 dias internado  decido ao coronavírus, o professor Francisco Matias continua nesta quarta-feira sua luta pela vida, conforme informação da família, com base no boletim médico distribuído ao meio-dia desta quarta-feira. Sem infecção e sem estar sedado, mas ainda sem ter acordado.

Matias foi internado pouco antes do natal do ano passado, e desde lá vem superando os problemas gerados pela doença, sendo que agora a expectativa é para o momento em que ele acorde, processo que os médicos estão fazendo lentamente.

Francisco Matias, historiador

Ainda internado e lutando pela sobrevivência, o professor, analista político e escritor, Francisco Matias está com uma nova obra pronta para ser lançada, muito provavelmente, logo após sua recuperação.

- Advertisement -



É o livro “O Tratado de Petrópolis”, uma obra riquíssima em novos detalhes sobre este acordo entre Brasil e Bolívia, que resultou na construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

Livro de Francisco Matias trata do acordo Brasil/Bolívia que permitiu a inclusão, como brasileiras, das terras do Acre, a construção da Madeira-Mamoré e Rondônia

O autor de “Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia”, livro referência para pesquisadores da história recente  desde o Território, abrangendo especialmente a evolução política, está com outra obra pronta para ser apresentada ao público, o “Tratado de Permuta de Territórios e outras compensações entre o Brasil e a Bolívia”, que gerou a Madeira-Mamoré e “plantou” as primeiras sementes do que é Rondônia hoje.

“O Tratado de Petrópólis” que, conforme quem teve acesso aos originais, deverá trazer novas informações a respeito do documento cuja negociação permitiu a posse das terras do Estado do Acre para o Brasil.






Outros destaques


+ NOTÍCIAS