A UNESC, com 3 Campi localizados em Rondônia (Cacoal, Porto Velho e Vilhena) acaba de implementar toda a solução Google for Education, com o objetivo de acelerar a transformação digital da IES, adotando ferramentas de colaboração para uso no processo de ensino e aprendizagem.

O projeto contempla a criação de uma conta Gmail para todos os alunos e professores, para que todos tenham acesso à diversas ferramentas do G Suite for Education, tais como Google Classroom, Google Drive ilimitado, Documentos, Apresentações, Planilhas, Hangouts, Youtube, Formulários, Keep entre outros.

Além disso, a Instituição inaugura neste mês um espaço diferenciado e inspirador chamado Multiespaço Educacional, colocando à disposição de alunos e professores o uso de chromebooks. Os dispositivos propiciam mobilidade e colaboração em sala de aula, e garantem uma excelente experiência de uso e navegação nas ferramentas G Suite. Ligando e desligando em até 10 segundos e com bateria com autonomia de mais de oito horas em trabalho contínuo, todos poderão criar e compartilhar conteúdo de forma mais dinâmica.

“Integrando e facilitando a conversação entre professores e alunos, Google for Education é um diferencial importante presente nas salas de aula das instituições brasileiras” diz Veruska Marques capacitadora do projeto. “Para os professores, que possuem uma intensa jornada de trabalho, a correção automática das atividades e o compartilhamento das respostas em tempo real, torna o trabalho mais leve e prazeroso”, finaliza.

Luciana Peixoto, gerente de projetos Google for Education na ENG diz “Nosso objetivo é tornar a adoção mais rápida e apoiar a UNESC em todo o processo, desde o apoio à área de TI na gestão das contas de cada usuário, a capacitação e acompanhamento do corpo docente, e a entrega do dispositivos e mobiliários”.

ENG DTP & Multimídia parceiro Google for Education com expertise no segmento educacional, foi responsável pela implantação, configuração dos equipamentos e gestão da solução. A capacitação de professores, técnicos e equipe de apoio no uso das ferramentas também ficou a cargo da ENG DTP & Multimídia. Preocupada em transferir tecnologias, e garantir a adoção das mesmas pela instituição de ensino, promoveu uma capacitação personalizada à realidade da instituição, nas diversas áreas de atuação dos mais diversos cursos da UNESC – Cacoal.

Durante a capacitação e preparação dos equipamentos, além das ferramentas Google, os docentes também fizeram uso do Spark, uma ferramenta Adobe, para criação de vídeos e de elaboração de posts para as diversas mídias.

“A possibilidade de alterar, editar e até mesmo criar novos arquivos por um celular em qualquer lugar e a qualquer momento, faz a diferença, quando tempo não é um artigo que temos de sobre. A contribuição do Google para a educação, é fato, e nós agilizamos essa transferência e integração das ferramentas, e do uso dos equipamentos em Google for Education”, diz Álvaro Venegas diretor da Eng.

Sobre Unesc – Cacoal

A Associação Educacional de Cacoal – UNESC foi criada em 1985, em um projeto inovador que se constitui na primeira Instituição Privada do Estado de Rondônia, com as Faculdades Integradas de Cacoal.

O objetivo inicial da UNESC quando se instalou em Cacoal era a qualificação dos profissionais que atuavam na área da educação e que exerciam funções nas escolas do município. Poucos eram os profissionais naquela época que tinham curso superior. Hoje, a UNESC está voltada para a formação de profissionais qualificados para o crescente mercado de trabalho nos municípios, do estado e da região Norte, ocasionado pelo desenvolvimento globalizado e pela expansão de fronteiras.

O corpo discente da UNESC é formado por alunos provenientes, na graduação, de municípios e distritos do interior do Estado e, na pós-graduação, de diversos municípios de Rondônia. Sua atuação como instituição de ensino superior ultrapassa as divisas do Estado, contribuindo para a formação científica, educacional, tecnológica e profissional da população da região Norte do país.

Seu papel neste século vinte e um não se restringe somente à formação de profissionais para o mercado de trabalho. Estende-se para uma ação pedagógica capaz de abrir horizontes, mostrar novas ideias e concepções, dar oportunidade de escolha, conscientizar sobre o importante papel do homem na sociedade nesse constante processo de evolução e transformação, assumindo-se como uma instituição aberta à comunidade e ciente de sua responsabilidade social.

https://www.unescnet.br/institucional/sobre-a-unesc/

Sobre Google for Education

Google for Education é a solução de educação do Google que oferece a educadores e alunos uma experiência inovadora dentro e fora da sala de aula. O serviço conta com toda facilidade, simplicidade, mobilidade e suporte dos produtos Google. É gratuito e pode ser acessado por meio do G Suite for Education, com os aplicativos como Classroom, Drive e Gmail, que conta com 20 milhões de professores e estudantes utilizando globalmente e por meio de Chromebooks, os dispositivos educacionais criados especialmente para o uso em sala de aula, são os devices número 1 nos Estados Unidos, com 58% do mercado, segundo a Futuresource Consulting.

A tecnologia simples do Google for Education possibilita aos educadores manter o aprendizado personalizado, garantindo melhor desempenho de suas turmas. Já os alunos se beneficiam com a facilidade da plataforma e ganham mais tempo para aprendizagem.

Sobre a ENG

A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como Adobe, Autodesk, Apple, Benq, Corel, Google for Education, Sencha e Wacom.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional, perfazendo uma proposta inovadora de Valor ao mundo da Educação.

Dentre os mais de 170 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: UNIFAJ, Grupo Kroton, PUC SP/PR/RJ/MG, UCB, IMT – Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF – Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais.