Teve início nesta segunda-feira (20), no município de Pimenta Bueno, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), a ação estende-se até sexta-feira (24). Durante um café da manhã, os coordenadores do Sebrae juntamente com os parceiros puderam falar um pouco sobre a importância de um evento como esse, tanto para os MEI’s, como para o município.

Segundo a analista do Sebrae em Pimenta Bueno, Elani Satelis, essa é uma semana muito especial para quem já é um MEI e também para aqueles que pretendem se tornar um microempreendedor. “Nós teremos várias oficinas e palestras, vamos falar muito da gestão empresarial, como controlar a saída do dinheiro do seu empreendimento, tudo isso para melhorar o desenvolvimento do seu negócio, para que ele seja um grande sucesso”, conta a analista.

Ainda de acordo com Elani, essa semana também marca mais uma conquista para o Sebrae e para o município de Pimenta Bueno. “Essa semana começamos também com uma capacitação para professores do município sobre educação empreendedora, para que estes possam aplicar essa metodologia nas escolas municipais. É um prazer muito grande, e o Sebrae está muito feliz porque é a primeira vez em que as escolas e profissionais da educação de Pimenta Bueno receberão essa metodologia, a fim de que possam passar para as crianças e elas aprendam como empreender”, destaca a analista do Sebrae.

Segundo Guilherme Bianchini, gerente da Caixa Economia Federal, “muitas vezes o microempreendedor se perde na questão financeira misturando negócio pessoal com negócio financeiro, não consegue fazer essa separação e acaba causando um desequilíbrio que não leva para frente a boa ideia que ele tem”.

No decorrer de toda a semana, os microempreendedores de Pimenta Bueno e região tiveram a oportunidade de saber como melhorar o seu negócio. O objetivo é incentivar a formalização e priorizar o atendimento dos microempreendedores individuais para que eles possam melhorar a gestão da empresa e evoluir seu empreendimento.

Segundo Murilo Cardoso, gerente da Cooperativa Sicoob Credip, “o Sicoob vem aqui mais uma vez, estar solidificando essa ideia do Sebrae que é muito importante. Viemos trazer produtos compatíveis com a atividade do MEI e, com certeza, buscar esse desenvolvimento em conjunto. Acho que a educação é um processo fundamental nessa parte, que é o que o Sebrae está proporcionando, e depois as instituições financeiras trazendo um produto adequado para o microempreendedor para que este possa estar em processo de desenvolvimento sempre”, afirma Murilo.

Para Paulo Ricardo Rossini, gerente Geral do Banco da Amazônia, é muito importante que os microempreendedores e aqueles que pretendem se tornar um participem do evento e procurem os parceiros para que assim possam ser orientados da melhor forma. “Aproveitem essa oportunidade, procurem o Sebrae, o Banco da Amazônia, que estaremos à disposição para atendê-los e instruí-los da melhor forma possível, de como os MEI’s podem se organizar para pegar um crédito no Banco da Amazônia.” enfatiza o gerente.

Dentre uma vasta programação durante a Semana, uma das oficinas falará sobre “compras governamentais, como vender para órgãos públicos”. A oficina funcionará como estímulo aos empreendedores, voltada para mostrar aos empresários que podem vender seus produtos ao governo municipal, e terão garantias de recebimentos pelos produtos vendidos. “O município tem muito interesse de comprar no comércio local, a prefeitura vai mostrar por meio dos seus setores pertinentes como é interessante vender para o ente municipal, não existe risco nenhum da prefeitura não pagar. Hoje a prefeitura paga em dia, nós temos recursos já locados para essas compras que estamos fazendo. Vamos demonstrar, já para o ano seguinte, que estamos regularizando o alvará do MEI, estamos fazendo uma alteração no Código Tributário Municipal que irá contemplar também a legislação federal no que se refere aos micros e pequenos empreendedores”, afirma o Prefeito do município de Pimenta Bueno, Arismar Araújo.

Caso queira saber mais sobre as ações do Sebrae ou se inscrever nos cursos, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 981305656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canaisSebrae RO.