PORTO VELHO – O Dia Mundial da Água é celebrado sempre em 22 de março, desde 1993. Data essa sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a ECO-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento).

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), anualmente, promove atividades diversificadas alusivas ao tema, de modo que instituições públicas, privadas e sociedade em geral possam, de forma dinâmica tratar, de subtemas sobre a água e o clima.

A Sema, objetivando obter a máxima participação social possível, disponibiliza acesso às atividades, entre os dias 12 a 30 de março. As ações são realizadas em parceria com várias outras instituições.

Em alusão a data, está sendo organizada uma conferência de abertura com o tema ‘O Uso dos Recursos Naturais e suas Influências sobre o Clima’. A conferência será realizada no auditório da Uniron, no dia 12 de março, a partir das 18h.

Consta ainda na programação, um seminário sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no dia 13 de março, no Campus II do Centro Universitário São Lucas. Também está previsto um simpósio sobre a ‘Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário’, que será realizado em parceria com a ANTAQ, com data e horário a definir.

As atividades preveem ainda limpeza do Canal dos Tanques, plantio de mudas, ecoblitz, treinamento e oficinas para lideranças acadêmicas sobre resíduos, ‘Trote Solidário’, palestras em 49 escolas da rede de ensino municipal e estadual, trilhas educativas, visita a sala verde no BPA e, por fim, o evento ‘A Hora do Planeta’, que acontecerá no dia 30 de março.