O projeto ‘Defesa Civil na Comunidade’ chega, neste sábado (25/5), à comunidade São Miguel, distante cerca de 70 quilômetros do centro de Porto Velho, na margem esquerda do rio Madeira.

Trata-se de uma ação social que foi determinada pelo prefeito Hildon Chaves e organizada pela Defesa Civil Municipal, com apoio da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e diversas outras secretarias municipais, que levarão atendimentos de saúde e lazer à população.

Segundo Auricelia Cavalcante, assistente social da Defesa Civil Municipal e uma das idealizadoras do projeto, a ideia é orientar os moradores dessas áreas, em especial aquelas propensas a acidentes geológicos, melhorando a percepção dos riscos a que estão submetidas, com cartilhas de prevenção e ação em casos de acidentes com produtos perigosos, deslizamentos de terra e como agir em casos de queimadas, dentre outras.

Além disso, serão oferecidos serviços como emissão de documentos, confecção da carteira do idoso, cadastramento no programa Bolsa Família, orientação de higiene bucal, coleta para exame preventivo, teste rápido, vacinação, atendimento psicológico, cortes de cabelo e atividades recreativa.

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Marcelo Santos, explica que esse projeto vem sendo elaborado com muito carinho, por técnicos da prefeitura, e que, por determinação do prefeito Hidon Chaves, outras comunidades receberão os serviços. A previsão é que a comunidade de aliança seja atendida já no próximo mês.

A Defesa Civil reforça o convite a todas as famílias da localidade, lembrando que, para as crianças, serão disponibilizadas atividades como queimada, pintura, teatro de fantoche e muito mais, para possibilitar que os pais e mães possam utilizar a rede socioassistencial tranquilamente