PORTO VELHO – A “Campanha de Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo” construída pelos trabalhadores espíritas de mais de 35 casas espíritas tem sido construída desde junho e terá seu auge durante as caminhadas, PitStop e panfletagens, a se realizar em várias cidades no dia 22 de setembro.

A Federação Espírita de Rondônia (Fero) lançou neste sábado (1) a campanha de valorização da vida aderindo assim ao “Setembro Amarelo”, o mês dedicado especialmente as ações de prevenção a morte autoprovocada (suicídio) campanha lançada pela Organização Mundial de Saúde.  As mensagens são simples e buscam sempre a orientar quanto à valorização da vida, por isso, o tema predominante nas peças de divulgação com a frase “Escolha Viver”.

Em toda divulgação é orientado para que a pessoa que está em sofrimento, angustiada, busque ajuda, alguém com quem conversar em um centro espírita próximo a sua casa. Para localizar em sua cidade, basta consultar o site da Fero (fero.org.br/casas-espiritas)

As peças também divulgam o número de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade nacionalmente conhecida, que atua como “um ombro amigo”, realizando apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias (cvv.org.br).

Em todas as casas que aderiram haverá, durante o mês de setembro, palestras explicando que o suicídio não é a solução e que o sofrimento permanece, por isso, temos de escolher viver, crendo sempre na justiça divina. Lembrando àqueles que sentem a dor da despedida de entes amados que a morte não é o fim. A Doutrina Espírita é a única religião cristã que consola os parentes de suicidas nos dizendo que eles continuam vivos, talvez em sofrimento sim, mas isso não é motivo para sofrermos, mas sim para continuarmos a luta pelos nossos amados, com nossas orações, nossos pensamentos cheios de amor e acolhimento direcionados para eles.

A proposta da Campanha é dizer a comunidade que o Espiritismo mostra, o porquê suicídio não é solução para nossas dores, convidando para conhecer a proposta espírita para a vida, para nossos males existenciais e como devemos fazer para seguir em frente, para nos fortalecermos.

A FERO convida a todos que pensam e valorizam a vida, independente de crença ou credo religioso, que participe da caminhada pela valorização da vida, no dia 22 (sábado), em Porto Velho, a partir das 18h, no Espaço Alternativo, com saída do Aeroporto Jorge Teixeira em direção ao Hospital de Base.