PORTO VELHO – Nesta segunda-feira (3/6), a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Integração (Semi) e da Subsecretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), realiza diversas atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente. As ações contam com apoio de empresas que atuam na região.

Uma Ecoblitz, com o tema ‘Queimada Mata é Crime’, aconteceu na escola Ulisses Soares Ferreira, na avenida José Amador dos Reis, no bairro JK I, zona Leste da cidade. O evento contou com o apoio dos bombeiros da Brigada Municipal.

Nesta segunda-feira, foram realizadas três palestras, uma com o tema ‘Visão Geral da Implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos’, na fábrica Votorantim Cimentos, cujo público-alvo foram os funcionários. A responsável pela atividade na fábrica foi a engenheira Graciana Gonçalves de Oliveira.

A segunda palestra foi sobre ‘Resíduos sólidos e poluição hídrica’, para os funcionários e terceiros que prestam serviços na empresa Termo Norte. A responsável foi a engenheira Kátia Ferreira. A terceira palestra será à noite, sobre ‘Controle de Emissões Atmosféricas no Processo de Fabricação do Cimento’, para os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, na faculdade Uniron, cuja responsável será a engenheira Graciana Gonçalves de Oliveira.

Também aconteceu o lançamento do Projeto de Educação Ambiental da Unidade, para os colaboradores da Embrapa Rondônia e comunidade em geral. Os responsáveis pelo evento são: Henrique Nery e Vânia Beatriz. Outras ações para a segunda-feira incluem um curso sobre ‘Ressocialização Ambiental’, no auditório do Ministério Público, cujo responsável será Esley Rodrigo S. Pinto, e a campanha ‘Semana do Meio Ambiente’ com tema ‘Não jogue nosso planeta no lixo! Recicle!’, com apresentação teatral no Centro Cultural – Grupo Mimos Brasil, com o espetáculo ‘Por gentileza’, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. A responsabilidade deste evento será o Observatório Jirau.