CACOAL – A prefeita Glaucione Rodrigues reuniu a equipe da Unidade de Saúde do bairro Princesa Isabel para esclarecer pontos referentes à mudança provisória da UBS do bairro para a Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei, no bairro Floresta. A transferência ocorrerá no dia 5 de junho e neste período a população continuará sendo atendida no prédio atual. A unidade ficará fechada entre os dias 6 e 7, quando será concluída a mudança. A partir do dia 10 de junho a comunidade local será atendida normalmente no bairro Floresta, .

As mudanças de endereço da unidade do bairro Princesa Isabel iniciaram em 2014, quando a UBS funcionava em um prédio nas proximidades do rio Pirarara, próximo à rodoviária dos Colonos. Devido a uma enchente e alagamento do prédio foi preciso sair do local, que foi transferido para um prédio alugado, no entorno da marginal da BR 364. Mas o prédio está sem condições de atender a população, já que é antigo. Na ocasião da mudança, a Defesa Civil encaminhou recurso para a construção de uma nova unidade, que está concluída no bairro Alpha Park.

Segundo a prefeita, quando assumiu a prefeitura em 2017 a unidade do bairro Alpha Park já estava em construção. Ela argumentou que a população do Princesa Isabel não ficará sem atendimento, já que a nova unidade será inaugurada em breve, e a comunidade será atendida no bairro Floresta. “Vamos encaminhar uma equipe de saúde da Família para o Alpha Park e outra equipe ficará no Cristo Rei”, explicou.

Para resolver o problema de forma definitiva, a médio prazo – e não precisar deslocar os pacientes para outros bairros – será construída uma nova unidade no próprio bairro Princesa Isabel, com apoio do Rotary. O governador da entidade, Francisco Almeida informou que a entidade fará o projeto e que tem recursos para executar a obra. “O Rotary pretende concluir por que a prefeitura é uma parceira e pretendemos auxiliar a comunidade”, disse.

A prefeita lembrou que a comunidade tem sido atendida nos 72 bairros com a ampliação do número de unidades em 2018. “Com a inauguração de cinco novas unidades de saúde no ano passado, o atendimento à comunidade foi ampliado nos bairros. A população da área rural, que antes precisava se deslocar por longos trajetos hoje é atendida na unidade do bairro São Marcos e no Distrito de Divinópolis, principalmente das linhas 13, 14, 15 e linha Mato Grosso”, concluiu.