PORTO VELHO – Tudo começou no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho: alunos das escolas municipais desenvolvem atividades para conscientização ambiental. Desde então, a Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga incentiva a preservação, por meio de projetos extracurriculares. Nesta semana, 33 alunos participaram do passeio ao Parque Natural Municipal Olavo Pires. As atividades continuarão até o dia oito de setembro, com apresentação dos trabalhos dos alunos.

O método tem por objetivo instruir desde a infância a importância da reciclagem, preservação das águas, florestas e animais Segundo a diretora Sueli Gomes, na escola todos as turmas tiveram a oportunidade de participar. No passeio, alunos interagem com agentes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e participam da trilha suspensa, visita ao museu, lanche coletivo e brincadeiras ao ar livre.

Yasmin Joseane, de 5 anos, participou do primeiro passeio escolar, e a avó Irma Alves acompanhou-a. “Sempre que puder vou acompanhá-la, a aprendizado fora da sala de aula é muito importante, ela estava ansiosa pensando em tudo que ia aprender no parque”.

Lucileide Gonçalves, mãe da aluna Rebeka, de 5 anos, acrescenta. “O passeio é muito bom pois ela está se divertindo e aprendendo a preservar a natureza junto com os amigos. No dia a dia eu não posso oferecer esse tipo de passeio para minha filha, então pra mim é muito bom poder acompanhar essas atividades externas que a escola proporciona, e faço questão que ela participe”.

“A escola proporciona um conhecimento muito grande ao mostrar para o aluno que aqueles animais que eles conhecem através dos livros realmente existem, eles podem olhar de perto e aprender como vivem na natureza. Para a equipe pedagógica é muito importante e para os alunos é mais ainda” acrescenta a coordenadora da escola, Eliane Ramos.