CACOAL – Cerca de 300 empreendedores de Cacoal estão participando das oficinas ‘Como desenvolver uma empresa de sucesso’, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) em parceria com a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). A capacitação iniciou nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 26 no salão da Igreja Matriz.

Segundo a analista do Sebrae, Dezenir do Prado, a ideia do evento é fomentar o empreendedorismo no município.

“Durante toda esta semana, os participantes vão aprender na prática como ser empreendedores de sucesso. A capacitação é financiada pelo convênio 074/PGE/2018, fruto da parceria entre o Sebrae e a Sedi. As orientações estão sendo dadas por dez consultores vindos de Rondônia, Acre e Piauí.”, disse Dezenir.

Eurivan Pereira de Abreu, um dos consultores das oficinas, veio do Acre e explica que a capacitação aborda competências e habilidades empreendedoras necessárias para o sucesso de uma empresa.

“Neste primeiro dia de oficina, os participantes tem uma visão geral do que vão aprender durante a semana e também os desafios que serão propostos. Conhecimentos sobre pesquisa de mercado, riscos, metas e marketing são alguns dos temas trabalhados. Cada dia tem uma atividade diferente. Vamos, por exemplo, desafiá-los a trazer ideias de empreendimentos novos para o município.”, explicou Eurivan.

Juliano Cristhian Silva é professor de gestão no Instituto Federal de Rondônia (Ifro).Ele conta que, na instituição, desenvolve um projeto de empreendedorismo com os alunos e, por isso, quis participar das oficinas para atualizar os conhecimentos.

“Trouxe alguns alunos para participarem comigo da capacitação, desenvolvemos um projeto de empreendedorismo no Instituto e acredito que estas informações serão importantes para melhorarmos ainda mais a nossa prática. O perfil empreendedor deve fazer parte de todas as profissões, seja médico, advogado, professor ou administrador, pois o mercado está cada vez mais competitivo.”, acredita Juliano.

Para a consultora Rosi Gleide Cardoso, qualquer pessoa pode se tornar empreendedor. Para isso, precisam ser trabalhadas competências e habilidades.

“Um empreendedor precisa ter coragem para pôr em prática a ideia pensada. Essa coragem precisa partir dele, masalgumas habilidades podem ser desenvolvidas. Por exemplo, se a pessoa tem dificuldade em se comunicar, isso pode ser trabalhado. Algumas pessoas dizem que não empreendem porque não são criativas, mas nem tudo precisa ser inventado; pode ser apenas melhorado. Tudo isso abordamos nas oficinas.”, esclareceu Rosi.

As oficinas são gratuitas e estão sendo ministradas no salão da Igreja Matriz das 19h às 22h até o dia 26. Ao final da capacitação os participantes receberão certificado.

Para mais informações ligue para Central de Atendimento 0800 570 0800. Acompanhe o Sebrae RO no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.