CACOAL – A Promotoria de Justiça da Comarca de Cacoal vem articulando medidas para reduzir o uso de sacolas plásticas pelos supermercados do município de Cacoal, visando à proteção do meio ambiente.

Com esse objetivo, a promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini, Curadora do Meio Ambiente em Cacoal, realizou, no início do mês de maio,  reunião com representantes de supermercados da cidade para tratar sobre a redução do uso desse tipo de sacolas. Na reunião foram feitos breves comentários sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos prevista na Lei 12.305/10 e sobre os danos causados ao meio ambiente pelo uso do plástico.

Ficou acordado que todos continuarão contribuindo para a disponibilidade de caixas de papelão e o incentivo à substituição das sacolas de plástico, além de fazer-se campanhas de conscientização para a redução do uso das sacolas. Também ficou estabelecido a cooperação dos participantes da reunião no contatos com demais empresários.

A Promotoria solicitou à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Associação Comercial e Industrial de Cacoal (ACIC), à Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL) e à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Cacoal (Abrasel) que promovam, como educação ambiental, campanhas quanto à redução do uso das sacolas de plástico, e aos vereadores e à Procuradoria do Município para que analisem a proposição de projeto de lei, visando a proteção ambiental, quanto ao regulamento ou proibição do uso das sacolas de plástico e canudos.

Às universidades locais, foi solicitado apoio para campanhas de conscientização e alternativas ao uso de sacolas de plástico no município de Cacoal.