A lei de autoria do deputado Adelino Follador (DEM), que cria o Dia da Padroeira de Nossa Senhora de Nazaré (Maria de Nazaré), como padroeira de Rondônia foi aprovada, por unanimidade, pelos deputados estaduais no final do mês de agosto, e estava para ser sancionada pelo governador Marcos Rocha (PSL).

Após pedido feito pessoalmente pelo deputado Adelino e pelo padre Alceu Weber, de Porto Velho, em encontro na última segunda-feira (2), com Marcos Rocha, e o vice-governador, José Jodan (PSL), no Palácio Rio Madeira, o governador pediu sua equipe para que cuidasse dos trâmites para a devida assinatura e sanção.

A lei que cria o Dia da Padroeira de Nossa Senhora de Nazaré (Maria de Nazaré), considerada a padroeira do Estado foi sancionada e teve a criação da data publicada no Diário Oficial na tarde de quarta-feira (4) e já está em vigor. A data será comemorada anualmente, sempre no segundo domingo do mês de setembro.

A devoção por Nossa Senhora de Nazaré faz parte da vida de muitos católicos, sendo celebrada todos os anos em vários estados, como Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rondônia. Em Porto Velho, os fiéis também mantêm a tradição de realizar procissões à santa, com centenas de católicos percorrendo as ruas carregando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré para agradecer pelas bênçãos recebidas.

De acordo com o padre Alceu, a santa foi proclamada padroeira de Rondônia por Aluízio Pinheiro Ferreira, que foi diretor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e primeiro governador do então Território Federal do Guaporé, com o apoio da colônia paraense radicada em Porto Velho.

“Fizemos este pedido ao governador, que a assinatura e sanção do projeto de lei acontecesse ainda está semana, pois o Círio de Nazaré, em Porto Velho, acontece no dia 8 de setembro, a partir das 08h da manhã, na Rua Pau Ferro, 640, Bairro Jardim Eldorado”, completou Adelino.

 

 

Foto: Assessoria