PORTO VELHO – O uso do Building Information Modelling (BIM) a partir de 2021 será obrigatório nos projetos e construções brasileiras, especialmente as demandadas pelo setor governamental. Oficializado através da publicação do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, o Governo Federal quer promover um ambiente adequado ao investimento na metodologia e sua difusão no Brasil. Na esteira desta inovação, a Federação das Indústrias de Rondônia – Sistema Fiero, através do Senai e em parceria com Amazoncad; EtcBrasil; Autodesk, realiza gratuitamente no dia 25, o evento Bim Day, a partir das 19 horas, no salão de convenções da Fiero.

O evento, que tem como público alvo profissionais e estudantes da área, órgãos da administração municipal, estadual e federal sediados em Rondônia, especialmente na capital, Porto Velho, objetiva demonstrar aspectos práticos do BIM, em português Modelagem de Informação da Construção, que é um processo baseado em um modelo inteligente para planejamento, projeto e gestão de construções e infraestrutura. A ferramenta cria projetos digitais 2D e 3D e também modela objetos de uso que possuem inteligência, geometria e informação.

O superintendente do Sesi-IEL e diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago ressalta a importância da nova ferramenta Bim, que a partir de sua implantação, as empresas de arquitetura e engenharia consultiva se prepararem para utilizar a metodologia, considerando que o governo tem expectativa de, em 10 anos, o Bim estar disseminado nas obras públicas. “Que será requisito para quem está comprando através processo licitatório que todos os projetos venham através do Bim. Isso vai diminuir tempo de projeto, vai aumentar a eficiência e reduzir custos. No que concerne à parte civil, o Senai vai apoiar e capacitar técnicos da área”, afirma.

De acordo com o diretor Comercial, Luciano Garcia, “a Amazoncad fará uma abordagem objetiva sobre as ações emergencias de adoção da nova tecnologia para desenvolvimento de projetos e de como podemos ajudar para a breve implementação do processo Bim a partir da família de softwares para AEC (Archtecture, Engineering e Construction), da qual vários órgãos e entidades da administração pública locais já são usuários”, disse. Garcia ressalta que o Bim Day é uma iniciativa da Autodesk através da ETC Brasil, gestora dos Centros de Treinamentos oficiais da Autodesk no Brasil.

Entre as metas estipuladas, está a de aumentar em 10 vezes a implantação do Bim, de forma que 50% do PIB da Construção Civil tenha adotado a metodologia até 2024. Atualmente, 9,2% das empresas do setor da construção (que correspondem a 5% do PIB do setor) utilizam o Bim em suas rotinas de trabalho, de acordo com pesquisa e estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).