PORTO VELHO – As mais de 200 crianças da Escola Municipal Pé de Murici, localizada no bairro Planalto, setor Leste da cidade, receberam, na manhã desta última quinta-feira (23/5), a equipe de educação do Departamento Estadual de trânsito de Rondônia (Detran), que realizou diversas atividades em alusão a campanha ‘Maio Amarelo’, movimento que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Na oportunidade, são colocados em pauta o tema segurança no trânsito, para mobilização de alunos, professores e servidores e, a partir deles, formar novos multiplicadores que possam engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige.

“Na rede municipal, como nosso público é, em sua maioria, infantil, são feitas palestras com uma abordagem mais lúdica. Utilizamos bonecos, teatro, fantoches, e demais ações que prendam a atenção das crianças, para que elas consigam entender e passar a informação adiante, sobre as maneiras de prevenção de acidentes. Como saber atravessar a faixa de pedestre, utilização de cinto de segurança, andar nas calçadas e etc. Quando essa criança entende, ela acaba cobrando dos familiares que também colaborem”, informou a equipe do Detran.

A diretora da escola, Gracilene Pimenta, afirmou que as portas da escola estão sempre abertas para ações como essa, que busca levar conhecimento aos alunos e os ajudar a se proteger no dia a dia. “Com certeza, nesse dia, eles aprenderam muito. E vão usar no cotidiano as informações repassadas”, comentou.

Participaram crianças e jovens com idades entre 6 e 14 anos. Houve ainda sorteio de jogos educativos e de uma bicicleta. Como forma de retorno pela visita, as crianças observaram tudo atenciosamente e interagiram com a equipe do Detran.