Nesta segunda-feira, 23 de setembro, equinócio da primavera, três equipes do Sebrae em Rondônia deram início à terceira fase da Caravana do Ideb para mobilizar as escolas municipais e prepará-las para participar da Prova Saeb, ou Prova Brasil, que acontecerá no dia 21 de outubro. A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Prefeito e secretária da Semed de Ministro Andreazza com as professoras Rita e Cleide do Sebrae

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, está diretamente engajado no trabalho para elevar a média dos alunos de Rondônia na avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Esse trabalho faz parte das atividades do Movimento Rondônia para a Educação e com ele o Sebrae tem interesse em difundir a educação empreendedora. Nesta segunda-feira Daniel estará realizando a Rota 1 da Caravana do Ideb e visita as escolas e as secretarias municipais de educação (Semeds) de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, na terça-feira (24) estará em Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Na Rota 2 o professor Edgar Teixeira do projeto Educação para o Futuro estará nos municípios de Cerejeiras e Colorado do Oeste na segunda e em Primavera e Parecis na terça-feira. Na Rota 3, nesta segunda, estarão as analistas do Sebrae Rita de Cássia Assis Costa e Cleide Pereira, dos projetos de educação empreendedora, em Ministro Andreazza e Presidente Médici e na terça-feira em Urupá e Mirante da Serra. Os colaboradores parceiros do Sistema de Cooperativas do Brasil (Sicoob) também participam da Caravana.

O que essas equipes estão fazendo nos municípios para melhorar as notas do Ideb? Os colaboradores do Sebrae participantes das equipes reúnem-se com a Semed no município e fazem a entrega das apostilas que foram patrocinadas pelo Sicoob. Cada apostila, destinada aos alunos do 5º ano, tem conteúdos de Português e Matemática dirigidos à preparação para a prova Saeb, ou Prova Brasil, e ainda Cooperativismo, Educação Empreendedora e Educação Financeira. No município são preparados os professores indicados pela Semed para aplicação da apostila, que funciona como acelerador do conhecimento para realização da prova.

Alunos do 5º ano com as apostilas em Andreazza

Para Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, “A apostila é uma ferramenta de reforço elaborada por especialistas que conhecem a formatação da Prova Brasil. Com ela a escola tem a oportunidade de reforçar a preparação dos seus alunos e mais que isso, desenvolve as características do comportamento empreendedor despertando a vocação para que no futuro se tornem empresários”.

Para saber mais sobre as ações do Sebrae ou se inscrever nos cursos, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 981305656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae RO