PORTO VELHO – A Energisa, concessionária responsável pelo serviço de energia elétrica em Rondônia, voltou a ser alvo de críticas no parlamento estadual neste final de semana. Os deputados que se manifestaram contra a empresa, no último sábado (14), apontando reclamações dos consumidores quanto aos preços altos e da qualidade do serviço e da arrogância na abordagem.

O deputado Adelino Follador (DEM) diz que o desrespeito da Energisa provoca indignação na população e que a empresa não cumpre as leis, agindo de forma absoluta. Já o deputado Cirone Deiró (Podemos) quer que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fiscalize os serviços da Energisa. Segundo ele, além de não entregar para o consumidor uma energia com qualidade, ainda tem o agravante dos aumentos nas tarifas.

Follador diz que desrespeito da Energisa provoca indignação na população

Adelino Follador

Adelino Follador diz que, desde o final do ano passado, tem participado de audiências, manifestações e reuniões para tratar dos problemas provocados pela Energisa, “a empresa age como se não tivesse problemas, não cumpre nada e é soberana em suas ações. O povo de Rondônia não aguenta mais, a empresa está aterrorizando as pessoas, especialmente os mais pobres, é um absurdo o que está acontecendo”, desabafou Adelino.

O parlamentar lembrou que as primeiras manifestações contra a Energisa foram por causa do aumento na conta, considerada abusiva, pois já era cara, sendo que Rondônia é um dos principais produtores de energia do Brasil.

“Diante de tamanha injustiça, e em resposta a pressão das ruas, conseguiu-se fazer um acordo que reduziu um pouco o valor em relação ao anunciado, que era de 27% e foi aplicado 21%”, pontuou.

O deputado disse que recebe reclamações diariamente, sendo de contas abusivas, reajustes, cortes em dias e horários proibidos, fora do prazo e sem notificação. As pessoas estão sendo pegas de surpresa com o desligamento abrupto, além da demora de vários dias para a religação, em total descumprimento a Lei Estadual 1.783/07.

Follador disse que também existem denúncias de adulteração e substituição de relógios sem o conhecimento do consumidor, acrescentando a tudo isso, a má qualidade na prestação dos serviços, ocorrendo constantes apagões, especialmente nos municípios fora do eixo da BR-364 e zona rural, onde tem causado enormes prejuízos aos comerciantes e produtores.

O parlamentar relembrou que o tema e todas essas questões já foram debatidas na Assembleia Legislativa, e que a empresa já foi notificada. Além disso, relatamos tudo ao senado Federal, através do senador Marcos Rogério (DEM), que se prontificou em levar a questão para ser discutida em Brasília. “Precisamos do apoio da nossa bancada federal, que precisa se impor diante da grave situação do nosso Estado”.

Deputado Cirone Deiró quer ANEEL fiscalizando serviços da Energisa

Cirone Deiró

O deputado Cirone Deiró disse que, diante da falta de resposta da Energisa em apresentar solução que assegure o pleno fornecimento de energia aos consumidores rondonienses, é preciso levar o problema ao conhecimento da ANEEL.

O deputado destaca que uma das prerrogativas da ANEEL é fiscalizar o fornecimento de energia das agências distribuidoras.“E responsabilidade da ANNEL assegurar o bom funcionamento das concessionárias de fornecimento de energia, para que não venham a comprometer o serviço ao consumidor, e principalmente a qualidade de fornecimento dos serviços de energia elétrica. Por isso, é necessário levar o problema das constantes quedas de energia a Agência Reguladora”, justificou.

Cirone afirmou que a situação está insustentável para quem depende da energia, pois diariamente empresários, agricultores, indústrias e outros segmentos do setor produtivo contabilizam prejuízos em razão das constantes quedas no fornecimento de energia. Ele citou o caso de um agricultor da região de Cacoal que não consegue irrigar sua plantação devido as constantes interrupções no fornecimento de energia no período das 15h até às 21 horas.

O agricultor, Edson Caus, proprietário de uma granja de galinha, na Rodovia do Café, relatou ao deputado que já teve prejuízo com as aves pelas constantes quedas de energia. “Não é interrupção de energia programada, porque não recebemos nenhum comunicado a respeito. Somos surpreendidos por essas interrupções e não temos a quem recorrer para reparar nossos prejuízos. Além da minha situação, meus vizinhos que trabalham com a lavoura e precisam irrigar as plantações são vítimas da mesma situação”, reclamou.

O deputado Cirone Deiró afirmou ainda ter recebido relatos de produtores de leite que estão tendo prejuízos com as repetidas faltas de energia. Segundo o parlamentar, centenas de produtores são obrigados a descartar diariamente milhares de litros de leite que seriam comercializados no laticínio. “Estamos diante de uma das mais sérias crises de abastecimento de energia elétrica em Rondônia”, alertou.

Na avaliação do deputado Cirone, a falta de compromisso da Energisa com os consumidores exige uma forte atuação da Assembleia Legislativa e da bancada federal em defesa dos rondonienses. “Não podemos ficar refém de uma empresa que não está conseguindo entregar para o consumidor uma energia com qualidade, e ainda tem o agravante do aumento na tarifa que beira o absurdo”, denunciou.