PORTO VELHO – Nesta quinta-feira (22), dois comércios e uma residência de luxo em Porto Velho foram flagrados com furto de energia elétrica, o popular “gato”. No depósito de queijo e na oficina de motos, situados no bairro Nova Porto Velho, as equipes da Ceron/Energisa identificaram a ligação direta no poste de energia elétrica, sem o medidor que registra o consumo. Já na residência no bairro Cuniã, o ‘relógio’(medidor de energia) estava adulterado, registrando apenas cerca de 25% do volume de energia consumida. A equipe da polícia técnica criminal esteve no local e fez o registro da ocorrência.

O gerente de combate a perdas da Ceron, Willian Barroso, explica que os furtos de energia elétrica prejudicam toda à população, pois impactam numa tarifa maior e ocasionam interrupções no fornecimento do serviço. “Há um planejamento da quantidade de energia elétrica que é distribuída pela rede para cada localidade. O “gato” desvia esse recurso, causa superaquecimento e até o desarme de alguns equipamentos. Estamos combatendo essas irregularidades para que os clientes tenham uma energia de qualidade e segura em suas residências”, explicou.

De janeiro a julho desse ano, a Ceron realizou mais de 50 mil inspeções em todo o estado, sendo que em cerca de 14 mil haviam irregularidades. As denúncias de gatos de energia podem ser feitas pelo 0800 647 0120 ou pelo whatsapp (69) 9 8475 5307.