PORTO VELHO – As comemorações pela passagem do Dia do Maçom (20 de agosto), em Porto Velho, seguem até domingo (25). A festividade é marcada por desafios esportivos que são realizados a partir das 19h, no salão de banquete do Grande Oriente do Brasil, na rua Herbert de Azevedo, esquina com Salgado Filho, no bairro São Cristóvão.

Olimpíadas maçônicas acontecem até domingo com várias modalidades esportivas.

Durante esta semana os maçons de todas as Lojas de Porto Velho se reúnem para se enfrentarem em desafios e jogos que premiam as lojas vencedoras e seus membros. As atividades são realizadas por iniciativa do Grande Oriente do Brasil (GOB), através do Grande Oriente de Rondônia (GOER), instituição não governamental, filantrópica e sem fins lucrativos, sediada em Porto Velho.

O dia 20 de agosto, no Brasil, foi escolhido para celebrar o importante papel que a Maçonaria teve em um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.

Envolta há séculos por uma aura de mistério sobre suas ações internas, a Instituição Maçônica tem buscado mudar o conceito de sociedade secreta pela qual as pessoas a compreendem. “Conhecida por atuar nos bastidores, sem publicidade às suas ações de caráter filantrópico e de política nacional, a maçonaria chama a atenção nos últimos anos ao assumir publicamente o inarredável combate à corrupção”, destaca o Grão Mestre Adjunto Euclides Sampaio Fróes.