PORTO VELHO – Pioneira em Rondônia – aonde chegou no início dos anos 1970 e montou uma pequena taberna de secos e molhados no povoado chamado Jaru, expandindo na sequência para Ouro Preto – e potência do varejo durante vários anos, chegando mesmo a expandir suas lojas para Amazonas e Acre, a rede de Supermercado Gonçalves enfrenta um duro processo de recuperação judicial e começa a fechar suas lojas menores. Nesta semana, foi fechado o supermercado da Avenida Mamoré, na zona Leste de Porto Velho, onde o grupo ainda mantém uma grande loja na rua Raimundo Cantuária, sub esquina  com a avenida Mamoré.

Analista e observadores da movimentação do mercado varejista veem a decisão como consequência do processo de recuperação judicial a que a empresa está submetida e que corre numa das varas da justiça em Porto Velho.

A rede de Supermercado Gonçalves ainda é uma grande rede varejista em Rondônia, mas alguma coisa saiu do controle do empresário José Gonçalves, desde que ele implantou em Porto Velho a Gronopan – uma indústria de alimentos de porte médio, com mais de 300 funcionários e que passou a produzir bolos, outras massas e alimentos industrializados comercializados nas lojas do grupo.

A Granopan ficou sob a gerência de um dos filhos de Zé Gonçalves, Júnior Gonçalves, hoje secretário de Estado no governo do coronel Marcos Rocha.

A Granopan está praticamente desativada, com pouca atividade.

Recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa e substituiu o antigo termo concordata. É pedida à Justiça quando a empresa  perde a capacidade de pagar suas dívidas. Quando aceita pela justiça, tem a oportunidade de reorganizar seus negócios, redesenhar o passivo e se recuperar de momentânea dificuldade financeira.

O empresário José Gonçalves é pioneiro em Rondônia. Desde que chegou a Jaru com o irmão João Gonçalves e abriram a Casa Gonçalves, em 1974, só cresceu e contribuiu com o desenvolvimento do estado e modernizando os supermercados em Rondônia. Junto com o irmão, cresceram junto com Rondônia. Depois de fazerem fortuna, se separaram. João ficou com a rede Irmãos Gonçalves e José ficou com a rede Supermercados Gonçalves. João, expandiu sua atuação, entrou n ramo de frigorífico e também ampliou muito a presença de suas lojas em Porto Velho e nas cidades do interior.

João Gonçalves está construindo um shopping em Porto Velho, baseado na experiência das lojas-shoppings de Ariquemes e Ji-Paraná.

As dificuldades enfrentadas pelo Supermercado Gonçalves decorre da grave crise econômica que arrasta a economia brasileira para o abismo nos últimos três anos e não é bom para a economia de Rondônia. Uma loja fechada representa vários postos de trabalho a menos e significa menos consumo e menos dinheiro circulando na economia.

Tanto José Gonçalves quanto seu irmão João Gonçalves são figuras reputadas em Rondônia como ícones do empreendedorismo.

É lamentável que os desacertos na condução da macroeconomia tenham colocado um grupo empresarial tão importante como a rede Supermercado Gonçalves em tamanha dificuldade.