PORTO VELHO – O arrombamento de duas lojas neste fim de semana – a Cacau Show da Zona Leste, na madrugada de sexta-feira para sábado, e a Americanas da Marechal Deodoro, na madrugada de sábado para domingo – denota o aumento da violência em Porto Velho, após o imenso número de fugas do sistema penitenciário registradas ultimamente.

Essa constatação certamente não é coincidência. O número é assustador de ocorrências policiais, principalmente de assaltos, roubos, arrombamentos e furtos, registrados na região de Porto Velho e também em algumas cidades do interior, nos últimos dias. Só no entorno da Capital, acredita-se que há pelo menos uns 60 foragidos dos presídios, ainda escondidos.

Outros quase 30 se homiziaram no interior. De acordo com a Sejus, apenas 14 dos foragidos foram recapturados.

Na ação criminosa desta madrugada, alguns bandidos fizeram um buraco numa parede lateral da loja para atacar o depósito.

A polícia trabalha com a hipótese de ser o mesmo bando que na madrugada de sexta para sábado já tinha furtado aproximadamente R$ 15 mil em chocolates da loja Cacau Show na zona Leste.

Para chegar ao interior das Lojas Americanas, os criminosos arrombaram o portão do pátio de uma igreja que fica ao lado e produziram um buraco na parede na direção do depósito da loja.

Por algum motivo, o serviço de monitoramento eletrônico e vigilância da loja só conseguiu ver os bandidos fugindo. A ocorrência está registrada na Primeira Delegacia de Polícia.

A loja ainda não informou à polícia quais foram os objetos e a quantidade levados do interior das Americanas.