Coluna Social – Ponto E

Especial na Renault

– Programa Ponto E especial desta semana acontece na Mazzutti Renault. No próximo sábado ao meio dia, TV Suruí, canal 15, e em vários horários pelas redes sociais. Participa a psicóloga Marcilene Lovo, representando a clínica de saúde ARPE, e a professora Rosana Nunes, coordenadora pedagógica da Facimed. Estão em foco com o gerente da concessionária, Jonata dos Santos, grande anfitrião. Fique ligado!!

A 21ª Expoac

– Começou a contagem regressiva para uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte, a Expoac, em sua vigésima primeira edição. As boas-vindas já serão dadas neste domingo, a partir das 8:00h, com a tradicional cavalgada. Este ano terá início na Concreaço da Amazônia, fazendo novo percurso. A abertura oficial da feira será na quarta-feira com o show do cantor Leonardo e segue até domingo com vasta programação. À frente da organização está o casal presidente, Elizete e Jorge Alves, em foco, conduzindo os trabalhos com toda competência. Aplausos!! Maiores informações no site expoac.com.br.

Pró-Fórmula em festa

– Os parabéns vão para a farmacêutica Daniela Zuntini, proprietária da Farmácia Pró-Fórmula Supreme. Trocou de idade na última segunda-feira, 29. Os cumprimentos continuam!! Felicidades!!!

Um brinde

– O brinde vai para Dulcinéia M. Nascimento, esposa do presidente da mantenedora da Unesc, Antônio Carlos Nascimento. Comemorou aniversário na última segunda-feira, 29. Aplausos!!

UTI Acidentados

– Recentemente inaugurada, a unidade de terapia intensiva do Hospital dos Acidentados e Maternidade São Lucas traz uma segurança a mais para os que apostam na qualidade da saúde no município de Cacoal. Na administração do hospital está a jovem Cleane Possmoser de Mello, com vasta experiência neste ofício. Recebe os nossos parabéns também pela passagem do seu aniversário, 30 de julho. Felicidades!!!

IES vovôs!!!

– O Dia dos Avós foi comemorado no Instituto Educacional Soma – IES esta semana. Reuniu vovôs e vovós, a postos para saborear as homenagens dos netos. A diretora geral, Sandra Carrijo Marques, em foco, também desfrutou deste momento especial recebendo o carinho dos netos: Davi, Laís e César Marques. Transbordando amor e felicidade. 10!!

Em foco

– Sob as lentes da Digital Fotografia, a médica dermatologista Sandra Maíra Marques, à frente da clínica MMarques, já se prepara para abrilhantar uma das capas da edição de setembro da revista Ponto E. Com foco na estética, a Dra. Sandra Maíra alerta que é muito importante buscar o especialista com frequência para avaliar a pele prevenindo-se contra o câncer de pele. Com iniciativas preventivas, como a aplicação do laser, obtém-se também o rejuvenescimento da pele. Prevenção e rejuvenescimento são grandes aliados!

Sicoob Fronteiras

– A Sicoob Fronteiras, ex-CrediSIS Leste, é composta por profissionais do mais alto gabarito. Entre eles está a gerente de pessoa física, Sandra Cristina Ol. dos Santos. Semana de muitas homenagens com a comemoração do seu aniversário, 31 de julho. Parabéns!!

Aplausos!!

– Os aplausos vão para a jornalista Eli Batista, em festa esta semana comemorando mais um ano de vida; 1º de agosto. Felicidades!! Está em flash com os filhos: Elisa e os gêmeos Davi e Pedro. Vida longa com muita saúde!

Engenheiro civil formado pela Unesc é aprovado em mestrado profissional

– O bacharel, graduado na III Turma de Engenharia Civil da Unesc/Cacoal, Wilson Lourenço de Souza Incerte, foi aprovado no processo seletivo para o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Profágua). O programa de pós-graduação é interinstitucional e desenvolvido em Rede Nacional por diversas universidades pelo país. Em Rondônia, é oferecido pela Universidade Federal (Unir), Campus de Ji-Paraná. Para viabilizar sua aprovação, além da avaliação presencial de conhecimentos específicos, Wilson que é policial civil precisou elaborar um projeto de pesquisa. Ao produzi-lo,  decidiu abordar um tema relacionado com ações de sua profissão.  “Atuação da Polícia Judiciária Frente a Poluição de Recursos Hídricos Oriundos do Lançamento de Efluentes- proposta de enfrentamento e otimização do Trabalho”, foi o assunto trabalhado na pesquisa.

O professor de Engenharia Ambiental e Civil, Leonardo Rosa Andrade, foi quem coordenou o projeto. Leonardo é o responsável por disciplinas ligadas a Recursos Hídricos na Unesc. “Minha participação foi na orientação para que o acadêmico fosse de fato aprovado. Direcionei-o para que pudesse elaborar um projeto bem escrito e coerente com os requisitos exigidos no edital”, explica o professor. Esse resultado, segundo Leonardo, mostra que a formação oferecida na Unesc possibilita que o egresso alcance seus objetivos no mercado de trabalho e ainda possa ampliar seus horizontes para a área acadêmica. “É importante frisar que os profissionais da Unesc estão preparados também a dar o suporte necessário para que seus ex-alunos deem os primeiros passos após o período acadêmico”. Concluída a graduação em dezembro de 2018, Wilson Lourenço continuou a vida acadêmica, fazendo especialização em engenharia de segurança do trabalho. No mês de julho deste ano, depois ter sido ser selecionado na avaliação de conhecimentos específicos, ele foi aprovado no mestrado profissional que terá duração de 24 meses. Wilson já realizou a matrícula e iniciará os módulos presenciais agora no início do segundo semestre de 2019. Nessa caminhada, o ex-acadêmico enaltece o aprendizado e o apoio que recebeu em sua graduação.  “Tive bons professores durante meu período na Unesc. Eles contribuíram muito com o conhecimento científico em minha formação acadêmica e profissional”.

O mestrado

Fomentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2015, o ProfÁgua tem como objetivo proporcionar uma formação teórica e prática aos profissionais e pesquisadores da área de recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais. O intuito é qualificar profissionais para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no país.

Vestibular agendado

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular Agendado da Unesc, para ingresso no segundo semestre de 2019. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet ou pela secretaria acadêmica de cada uma das unidades da Unesc: em Cacoal, Vilhena e Porto Velho.

Você fica rouco com frequência?

– A rouquidão recorrente pode ter várias causas e uma das principais é a presença do refluxo gastroesofágico. O refluxo do conteúdo ácido do estômago para o esôfago pode atingir a parte mais alta irritando também as estruturas da laringe, como as cordas vocais, causando rouquidão. Quem explica é o médico gastroenterologista Roberto Arruda, da clínica Gastrocenter, vinculada ao Hospital e Maternidade São Paulo. Sempre buscando aprimorar seu conhecimento, o Dr. Roberto se encontra em São Paulo participando de congresso em sua área. Exímio profissional!