Coluna Social – Jusmar Lustoza

No Rancho Montana

 

– A décima oitava edição da prova de Laço em Dupla, realizada todo ano no Rancho Montana, fechou sua programação com grande êxito no último domingo. Mesmo tendo iniciado na sexta-feira, 7, a abertura oficial aconteceu no sábado de manhã com a presença da prefeita Glaucione Rodrigues, entre os apoiadores do evento, organizado pelo anfitrião maior, o médico ginecologista Edson Marquiori, proprietário do Rancho Montana; com a palavra no momento da abertura.

– Aproximadamente 2 mil pessoas circularam no Rancho Montana nos 3 dias da 18ª prova de Laço em Dupla. Foram 150 competidores de Rondônia, Acre e Mato Grosso. Na sexta-feira aconteceu o Match Point. No sábado, após a abertura, houve o Team Roping (Laço em Dupla). Com estrutura de bar e restaurante, o evento seguiu até a noite quando o público assistiu ao show da dupla Cuyabano e Douradense. No domingo veio a prova dos 3 Tambores, masculino e feminino, encerrando com a entrega das premiações. 10!!! Veja fotos seletas da abertura em nosso site. jusmarlustoza.com.br .

Nova Claro

– Na última segunda-feira aconteceu o coquetel de reinauguração da loja da Claro em Cacoal, sob a batuta do empresário Altemar dos Santos. O apoio incondicional veio da esposa, Ivani Gromann, ícone no setor da Saúde em Cacoal há muitos anos. O flash marca o brinde de comemoração junto com a equipe. Sucesso!!

Neste sábado!!

– O programa foi gravado na Mazzutti VW, sob o comando do empresário César Mazzutti; à esq., que fez as honras da casa. Vai ao ar no próximo sábado ao meio dia pela TV Suruí, canal 15, e em vários horários pelas redes sociais, além de ficar disponível em nosso canal no YouTube (Jusmar Lustoza / INSCREVA-SE!). A professora Sandra Carrijo Marques, mantenedora do Instituto Educacional Soma – IES, destaca o cursinho preparatório para o ENEM, com início em julho. O médico neurocirurgião Douglas Domingues, também em foco, fala sobre as diversas causas de dores de cabeça e orienta quanto à prevenção e tratamento. Nossos convidados são presenteados pela Academia Equilíbrio do Corpo e pela Racco. A Pizzaria Sampa serve uma saborosa pizza de calabresa. Quem veste o apresentador, este colunista, é a Heringstore. Agende e fique ligado!

Em dose dupla

– Comemoração em dose dupla esta semana na família do advogado José Jovino Carvalho. Ele trocou de idade na terça-feira, 11, e a filha, a médica Talitha Carvalho brinda seu aniversário no próximo domingo. Parabéns!!!!!

De Rolim de Moura

– Entre os médicos mais empreendedores da nossa região, com ilibada história de vida, está o Dr. Volmir Rodegheri, diretor geral do Hospital Bom Jesus, em Rolim de Moura. Recebe merecida homenagem esta semana pela passagem do seu aniversário, 12 de junho. Felicidades!!

Um brinde

– O brinde vai para jovem advogada Laís Marquiori Alves, filha do casal pecuarista Elizete e Jorge Alves, presidente da Associação Rural de Cacoal – ARCA. Está em festa esta semana pela passagem do seu aniversário, 13 de junho. Aplausos!!!

Homenagem

–  A homenagem especial vai para o comerciário Júlio Garcia. Festeja aniversário neste sábado. O final de semana promete grande comemoração recebendo a família e amigos. Parabéns!! Vida longa com muita saúde.

É festa na Educação

– Os parabéns vão para a professora Elizabeth Guilarducci. Guerreira em seu ofício, recebe os sonoros parabéns dos amigos e da família neste sábado, que é quando estará aniversariando. Felicidades!! O carinho especial vem do esposo, Paulo Guilarducci. Casal 20!!

De Jaru

– À frente de lojas Novalar no Estado e também dos Hotéis Catuaí (Jaru e Cacoal), o casal Dalila e Francisco L. Raposo contribui em grande magnitude com o crescimento do nosso Estado. Ele soma mais um ano de vida neste sábado, 15. A lista enorme de amigos já está a todo vapor nos cumprimentos. Parabéns e mais sucesso.

Contagem regressiva

– Com a entrada na gráfica, a edição de junho da revista Ponto E entra em contagem regressiva para dar início à distribuição no Estado a partir do próximo dia 30. Traz na capa a Longevida, destacando as especialidades da clínica e sua visão integrativa. A versão on-line estará disponível até domingo, podendo ser acessada pelo site revistapontoe.com.br, além de todas as edições já publicadas nos últimos 11 anos.

Conhecimentos são compartilhados entre acadêmicos de Administração da Unesc

– A turma do 5º período do curso de Administração da Unesc realizou uma apresentação das pesquisas bibliográficas realizadas para atender a disciplina Gestão de Pessoas e Processos de Recursos Humanos. A atividade teve como objetivo, além da pesquisa acadêmica, a estruturação e elaboração de um projeto de treinamento oferecido aos acadêmicos do 3º período do curso. Após toda a pesquisa, os acadêmicos compartilharam os conhecimentos adquiridos. “Como toda troca de experiência, a atividade nos proporcionou um grande aprendizado, tanto como acadêmicos quanto como ser humano. Acredito que tais eventos trazem pontos de vista profissionais e pessoais valiosos para todos”, ressaltou o acadêmico João Guilherme de Oliveira. Motivação e Liderança, Endomarketing, Clima e Cultura Organizacional e Estresse Ocupacional estavam entre os conhecimentos compartilhados através de palestras. Vale ressaltar que os temas explanados vem de encontro à disciplina de Gestão de Pessoas II, conteúdo estudado pelos alunos do 3º período. De acordo com a acadêmica Letícia Rodrigues Nascimento “A pesquisa realizada agregou conhecimento técnico e científico, Além de mostrar a forma de gestão no processo de desenvolvimento da organização, no que diz respeito ao clima e cultura. Principalmente nos resultados finais”, destacou. Já para a acadêmica Adriano Macedo, ficou claro que “Quem investe em uma gestão de pessoas e em uma cultura de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes, colaboradores e gestores, obtendo maior lucro em suas atividades”. A professora do curso de Administração da Unesc, unidade de Cacoal, explica que momentos de trocas como esse valorizam o fazer profissional do aluno, empoderando-o como protagonista das suas ações e contribuindo para seu conhecimento.  Quando incentivamos o aluno a superar suas limitações e avançar, o mesmo sente-se motivado e passa acreditar que ele pode ir além. Por isso sinto-me orgulhosa e entusiasmada com a resposta dos alunos”, enfatiza a profª esp. Neila Giron. O acadêmico Rodrigo Pereira de Abreu também se mostrou satisfeito com os resultados da atividade acadêmica, “Agradecemos por mais uma maravilhosa oportunidade de aprender e aprimorar nossos conhecimentos, além da troca de experiências que tivemos com outros colegas”. (Giliane Perin – Assessora de Imprensa/Unesc)

Acadêmicos de Biomedicina e Engenharia Ambiental levam conhecimento aos alunos do Ensino Médio

– Os resultados das pesquisas feitas por acadêmicos dos cursos de Biomedicina e Engenharia Ambiental da Unesc, em Vilhena, foram compartilhados com estudantes do ensino médio da Escola Marechal Rondon. Através de banners, maquetes e panfletos confeccionados pelos acadêmicos, os estudantes tiveram acesso a diversas informações importantes. Os acadêmicos do curso de Biomedicina, por exemplo, apresentaram diversas informações sobre coleta e análise de água, seguindo a Resolução 357 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente. E tudo isso relacionando a qualidade da água com doenças de veiculação hídrica. A atividade fez parte da Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Análise Ambiental. Já os estudantes do 3º período de Engenharia Ambiental elaboraram um banner completo para a disciplina de Ciência, Métodos e Técnicas de Pesquisa, além de uma maquete para a disciplina de Física II e Cálculo III. O tema dos trabalhos foram as diferentes formas de geração de energia. Por sua vez, os acadêmicos do 7º período de Engenharia Ambiental elaboraram, para a disciplina de Saúde Ambiental, panfletos envolvendo doenças de veiculação hídrica. Também fez parte das pesquisas a forma como um biodigestor pode contribuir para a diminuição das mesmas.“Tais atividades são extremamente importante tanto para os estudantes da faculdade, como do Ensino Médio, pois os acadêmicos podem colocar em prática os conteúdos teóricos de sala de aula e os estudantes do Colégio Marechal puderam vivenciar a importância da preservação dos recursos naturais, com um enfoque na água”, destacou o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e também professor no curso de Biomedicina, Dr. Gabriel de Paula Paciencia. Para o professor Me. Maurício Veiga, o empenho dos acadêmicos na confecção das maquetes e de todos os trabalhos trouxe para os mesmos a exploração do conhecimento fora da sala de aula. “O fato de projetar uma maquete, estudar conceitos físicos relacionados a cada tipo de usina e simular o funcionamento das mesmas na prática, coloca o acadêmico como um estudante mais ativo e o aproxima da realidade de sua formação”, completa.