No final de 2018, entrou em vigor a Resolução nº 11/2018 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que regulamenta “a prestação de serviços psicológicos realizados por meio de tecnologias da informação e comunicação”. Atrás desta medida, o Conselho de Psicologia visa a construção de diretrizes para o atendimento online de pacientes clínicos ou mesmo realizar processos de seleção de pessoal, como entrevistas de emprego, aplicar testes psicológicos e até mesmo prestar supervisão técnica a outros psicólogos.

Atenta às mudanças e novidades no mercado de trabalho, a Unesc destaca-se por levar aos seus alunos todo o conhecimento e ferramentas necessárias para garantir a excelência profissional, acompanhando a evolução do mercado de trabalho. As novidades em relação à prestação de serviços psicológicos “online”, por exemplo, serão trabalhadas juntos aos acadêmicos do curso de Psicologia da Unesc, já no primeiro semestre de 2019.

O professor Mestre Charlisson Mendes Gonçalves será o responsável pela disciplina “ Tópicos Especiais em Psicologia Clínica”, que abordará, entre outras questões da clínica psicológica na contemporaneidade, a teoria e alguns casos práticos de pacientes que estão sob tratamento psicológico através dos meios tecnológicos. O professor já teve seu cadastro aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia no e-psi e tem desenvolvido tal modalidade desde 2018. De acordo com o professor, “o atendimento psicológico online é uma ótima solução para que as pessoas tenham acesso a profissionais capacitados. O serviço é ofertado com maior comodidade, especialmente para aqueles que não podem sair de casa”.

Mantendo as exigências previstas na profissão e vinculando ao cadastro individual e orientação do profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia para eventuais apurações em caso de prestação incorretas de serviço, a nova norma regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação.

Com a regulamentação, a Unesc já se preparou para formar psicólogos aptos a oferecer atendimentos psicológicos de diferentes tipos por meio das tecnologias da informação e comunicação, respeitando a coerência e fundamentação na ciência, na legislação e nos parâmetros éticos da profissão.