PORTO VELHO – O Centro de Diagnóstico por Imagem de Rondônia (CDI) foi inaugurado no dia 21 de dezembro pelo Governo do Estado em Porto Velho. A construção do prédio e a aquisição de parte dos equipamentos, a exemplo da moderna máquina de ressonância magnética, foram entregues pela Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau com recursos de compensação social.

De acordo com o Secretário Estadual de Saúde, Luiz Eduardo Maiorquim, o CDI será muito importante no diagnóstico mais preciso dos pacientes. “O Centro traz para a população uma resposta necessária, potencializando a realização de exames de alta complexidade no SUS de Rondônia, diminuindo as filas e melhorando a qualidade, precisão e o tempo de resposta ao diagnóstico”, enumera Maiorquim.

Para Júlio Freitas, Diretor Administrativo da Energia Sustentável do Brasil, concessionária da UHE Jirau, o Centro de Imagem é um marco para Rondônia. “O CDI é um marco para o Estado e uma conquista para todos nós, pois promove saúde, cidadania e traz mais qualidade de vida. Com a sensação de dever cumprido, entregamos mais esta obra de compensação social”, afirma.

Exames como ultrassonografia 3D, tomografia computadorizada, endoscopia, Raio-X, mamografia, ressonância magnética, entre outros, serão realizados pelo Centro que está localizado em Porto Velho, ao lado do Hospital de Base Ary Pinheiro.

O Governador Daniel Pereira ressaltou a parceria da UHE Jirau na entrega do Centro de Imagem. “Os equipamentos do CDI salvarão muitas vidas, pois a nossa oferta de exames de imagem se multiplicou e poderemos atender mais pessoas. Foi uma parceria fantástica entre o Estado de Rondônia e a UHE Jirau. Que esse presente se multiplique em mais saúde para a população”, conclui o governador.